Na hora de adquirir um produto como cosméticos, produtos de limpeza ou medicamentos, é normal a gente não se questionar sobre toda a estrutura logística que determinado produto levou até à prateleira. No entanto, existem diversas exigências regidas por órgãos de saúde que controlam a fabricação, distribuição e transporte desses produtos. Estes documentos trazem ao cliente garantias de que está negociando com uma empresa séria e comprometida com os padrões básicos de qualidade que o mercado exige. Ok, até aí nada fora do normal. Mas você já se perguntou “afinal, o que é a Anvisa e por que o seu papel é tão importante para o contexto corporativo?”.
A Anvisa é uma agência reguladora de saúde vinculada ao Ministério da Saúde. Sua função é fiscalizar a produção e consumo de certas substâncias, submetendo-as à fiscalização sanitária.
A vigilância sanitária por sua vez é recurso previsto em lei que dispõe sobre as condições de proteção à saúde de determinado estabelecimento. Isso significa que é um conjunto de ações para prevenir e eliminar problemas sanitários decorrentes de produção, circulação e consumo indevido de produtos. Em suma, sua existência reflete o bem estar do consumidor.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi fundada em 26 de janeiro de 1999 pela lei n 9.782/1999, sendo classificada como um órgão autônomo sob administração pública, vinculado ao Ministério da Saúde. Além de ajudar a combater a presença de produtos duvidosos no mercado, a Anvisa também é responsável por regular produtos importados e nacionais em diversos segmentos, transitando entre agrotóxicos, cosméticos, fumo e até medicamentos, sangue, órgãos e tecidos.
Podendo observar a importância que a Anvisa têm para o mercado, iniciar um relacionamento comercial com uma empresa que cumpre todos os requisitos exigidos pela instituição é levar para si a tranquilidade de fechar negócio com uma empresa seria.
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